Legalize it
Qual o valor da "verdade do desporto" se os recordistas actuais do salto à vara saltam com varas de fibra de carbono e os do princípio do século XX saltavam com varas de bambu?
Qual o ciclista que consegue hoje, nas condições actuais da alta competição concluir uma Volta qualquer sem "ajuda" química?
Mesmo que o consiga, onde está a "preservação da saúde do atleta" tal a brutalidade do esforço exigido sobretudo se esse esforço for acumulado ao longo de uma carreira?
Alguém ignora o destino de uma percentagem significativa desses competidores em termos de saúde qualquer que tenha sido o estatuto alcançado e o dinheiro que tenham auferido?
Pois bem, já há anos que se acabou com a hipocrisia do ideal Olímpico quanto à possibilidade de os atletas receberem dinheiro pelas suas proezas.
Provavelmente chegou a hora de fazer o mesmo com o doping.
Legalizar o doping em competições profissionais é reconhecer uma situação de facto e poderá, não é certo, mas poderá a judar a prevenir algumas situações de risco mais graves.
E acaba-se com este jogo do gato e do rato em que sistematicamente vão sendo apanhadas as equipas e os corredores e que torna impossível qualquer prognóstico acerca do vencedor de qualquer das grandes provas do circuito internacional.