A Central Fantasma
Inquirido acerca do local previsto para a instalação da central nuclear que tem defendido deve começar já a ser construída para começar a produzir energia daqui a seis anos, no final do Expresso da Meia Noite de ontem, Pedro de Sampaio Nunes respondeu com um sorriso enigmático.
Um sorriso enigmático sobre a localização de UMA CENTRAL NUCLEAR que tem vindo a defender que deve começar a ser construída quanto antes melhor, é francamente assustador .
Esse sorriso descredibiliza a máscara de segurança e seriedade em que se pretende embrulhar toda esta operação.
Mesmo que o governo, numa hipótese tresloucada, tivesse secretamente dado o seu aval, e mesmo que isso acelere alguns procedimentos mais absurdos do labirintico processo administrativo que regula a aprovação de projectos em Portugal, quantos anos serão precisos para tratar de estudos preliminares que se estivessem realizados ou mesmo em curso seriam já do domínio público?
Quantos anos terão de ser gastos a lidar com a contestação pública que esta questão não deixará de levantar, quantos anos para expropriações, indemnizações, contrapartidas, etc?
Ou tudo isto não passa de uma cortina de fumo para outra coisa qualquer, ou não se pode encarar com seriedade que se pretenda ter uma central a funcionar em 2011.
Lê também a entrevista ao Bastonario da Ordem dos Engenheiros na NS (supl. do DN) de hoje. Nunca vi entrevista tai curta!
Posted by sabine | 4:39 da tarde
esta de a ordem ter convidado como representante dos ecologistas um marado que acha que o nuclear não tem problema porque tirando o homem, os ecosistemas até se adaptam bem a niveis elevados de radiações não me sai da tola.
Lê a entrevista de hoje do Carlos Pimenta no caderno principal do expresso.
Posted by rui | 12:13 da manhã
Mais coisas sobre este caso:
http://centralnuclear.blogspot.com/2006/02/quercus-por-muito-credvel-que-uma.html
Vivamente aconselhado:
http://centralnuclear.blogspot.com/
Posted by sabine | 1:44 da tarde