« Home | A candidatura de Helena Roseta » | A cruz de cada um » | O que tem de ser tem muita força » | Na droga » | Surpeendam-me » | Reforma Curricular » | A próxima » | 25 de Abril » | Chega de ronha » | Sim, é possível » 

domingo, maio 13, 2007 

Blogs açoreanos

Neste período em que descurei mais uma vez actualizações regulares do Bidão, não deixei de passear por algumas zonas mais periféricas da blogosfera.
Deu-me prazer descobrir a força do movimento blogger açoreano, em todas as ilhas.
O sítio ideal para "entrar" é o Fôguetabraze, construído a partir de Ponta Delgada, São Miguel, cidade onde vivi um ano bem vivido há demasiados anos.
Apesar de ser um blog muito (cada vez mais) direitista, o Fôguetabraze presta o serviço público de apresentar uma lista de links de blogs açoreanos organizada por ilhas.
Foi assim, graças ao Fôguetabraze que descobri os blogs do Pico, em particular os das Lajes do Pico, um local que será inútil resistir a classificar como "encantador", onde passei dos momentos mais fantásticos da minha adolescência com pessoas com quem privei por demasiado pouco tempo e que nunca mais tive oportunidade de visitar.
Sim, é verdade, quase que poderia dizer que vejo a minha adolescência como a travessia de um mar cinzento onde brilharam como dois pontos luminosos e coloridos as minhas férias grandes de 67 e 68 passadas nas Lajes do Pico.
Da lista de blogs lajenses, destaco três que passei a seguir com regularidade:
O excelente Castelete Sempre, cujo autor, segundo julgo perceber, não vive em permanência na Ilha mas que desde o grafismo às fotos passando pelos textos, lhe imprime um "estilo" sensível e nostálgico que não sei definir de outro modo senão como "puramente açoreano", pelo menos pela imagem que em mim ficou dos Açores.
O Lepratecoma tem óptimas fotografias das Lajes e envolvência, onde o protagonismo é assumido pela silhueta da fantástica montanha vulcânica que se ergue do mar até ao ponto mais alto do nosso país.
O Almalajense, um sítio interessante para se seguir a evolução urbanística de uma pequena localidade e tem também boas fotografias e comentários à situação local.
Fora estes, de actualização regular, há ainda a destacar entre vários outros, o Pico e os Aviões, um blog apaixonado pelos aviões no Pico, onde, procurando, se podem encontrar espectaculares fotografias de snowboard na montanha do Pico... de cortar a respiração.

Caro Amigo

Fiquei muito sensibilizado pelas amáveis palavras que dedicou ao "Castelete Sempre".
De facto, moro em Lisboa, mas passo as férias sempre nas Lajes, que faz parte de mim.

Um abraço picaroto

Caro José Augusto, obrigado pelo seu comentário.
um abraço

Caro bloguista: gostaria que associasse á lista dos blogs das Lajes do Pico mais estes:
http://lajesdopico.blogs.sapo.pt
http://lajes.blogspot.com
e http://domeuretiro.blogspot.com

Ficará, por certo, com uma visão mais real desta terra maravilhosa, Vila Baleeira e primeira localidade picoense.
E já agora, comente os post, com a liberdade e a ousadia que tiver...

Enviar um comentário