Transgénicos fora
Falando de nuclear, não posso deixar de lembrar outra aplicação criativa da tecnologia, altamente perniciosa para o meio ambiente e para a nossa qualidade de vida, e também ela apresentada nalguns meios pretensamente "visionários" ou, o que é pior, "realistas", como a resposta técnica do futuro a problemas como a fome e a rentabilidade das explorações agrícolas.
Trata-se da manipulação genética de organismos para exploração industrial, em particular na agricultura e na pecuária, com incidência directa na nossa alimentação e também em outras áreas potencialmente destruidoras como a recente panaceia dos chamados "bio-combustíveis".
Fui sensibilizado para este problema há uns anos atrás pela leitura de um livro de publicitação discreta, de formato pequeno e compacto, de Margarida Silva, Alimentos Transgénicos – Um Guia para consumidores cautelosos editado pela Universidade Católica, que encontrei por acaso numa Feira do Livro e que considero de leitura obrigatória.
Trata-se de um levantamento exaustivo das implicações cientificas, económicas, políticas e até criminais dos transgénicos e alertou-me acerca de um assunto para o qual eu não estava minimamente sensibilizado e por temperamento tendia a considerar como tendo implicações positivas.
Para quem não o encontrar, ou como seu complemento, aconselho a visita à página da "Plataforma Transgénicos Fora!" coordenada por Margarida Silva e onde se faz um acompanhamento sistemático das notícias relacionadas com este tema e são disponibilizados documentos importantes para a sua compreensão.
Transgénicos Fora!