Dada, o Exterminador e o Robocop
Depois dos robots de pequenas dimensões e comportamento cooperativo, e de um robot reclamando o estatuto de artista assinando o seu nome (RAP) nas telas, surge agora este corpolento Dada2.0 de temperamento irascível.
As vítimas da sua performance são estatuetas antropomórficas.
Uma pequena multidão de "Hollow Men".
O Dada do início do século vinte investiu contra todas as ideias feitas acerca da Arte e do seu papel na sociedade enquanto o seu sucedâneo destrói icones de homens.
O princípio é possivelmente o mesmo: um grupo de agentes limitados por um pequeno conjunto de regras simples de cuja interacção emerge algo superior à soma das partes.
Mas enquanto da interacção dos primeiros robots emergiam pinturas em telas, agora resulta um comportamento destrutivo da interacção de agentes escondidos dentro do corpo negro de Dada2.0 .
Mas enquanto da interacção dos primeiros robots emergiam pinturas em telas, agora resulta um comportamento destrutivo da interacção de agentes escondidos dentro do corpo negro de Dada2.0 .Num detalhe menor mas que faz que pensar, Dada2.0 entra na sala onde a performance decorreu, em ambiente divertido, transportado cuidadosamente ao colo por um grupo de pessoas antes de ilustrar mais uma possibilidade do caminho da autonomização da máquina relativamente ao homem .
Hoje a arte, amanhã, porque não, a guerra.
Perturbante.
