« Home | Valores destes... » | Mascarada » | A nestesia Esperada » | Dada, o Exterminador e o Robocop » | Foi dos copos » | Assunto (quase) esgotado » | Não são só os futebolistas » | Unidos venceremos » | Pelas Ruas da amargura » | ZZZZZZZZ.... » 

sábado, novembro 04, 2006 

Plantai árvores

É inevitável que surjam as tentativas para combater as causas das alterações climáticas de forma "leve", de forma a manter imperturbado o nosso rame rame consumista enquanto a consciência permanece leve. E se criam novas áreas de negócio.
A questão dos créditos para emissão de CO2 é uma das que me têm intrigado.
Ainda não consegui perceber bem como funciona, qual a sua efectividade e qual é o seu verdadeiro objectivo.
Teoricamente, e assumindo que isto é possível de fazer de forma credível, a ideia é contabilizar as emissões de CO2 resultantes de uma qualquer actividade e investir na criação de meios de retenção de quantidades de CO2 equivalentes.
Talvez hajam outros processos, mas aparentemente o mais habitual é investir-se na plantação de árvores.
Até onde vai a eficácia deste sistema? Não faço ideia. Suponhamos que eu tenho uma frota de camiões e estimo que durante um ano os meus camiões emitem x toneladas de CO2.
Como pretendo manter a consciência despoluída, contacto uma empresa que me faz as contas e me serve de agente junto dos produtores florestais para que eu possa investir na plantação de x hectares de uma árvore qualquer. Admitindo que eu planto as árvores amanhã, enquanto os meus camiões rolam já a caminho dos seus destinos, quando é que o "meu" CO2 começará a ser retido?
Claro que tem de ser ver isto numa perspectiva global.
É preferível fazer alguma coisa do que não fazer nada.
Ao fim de uns anos, atingir-se-á, penso que é essa a esperança, um equilíbrio. Esse dia irá ser retardado por outros processos como a inexorável destruição da Amazónia ou das florestas de Sumatra, mas talvez chegue, um dia. Mas quando? E quando chegar servirá já para alguma coisa?