« Home | Motivação » | Fashion TV » | A atracção do vazio » | A vingança de Zeca Afonso » | Tire-se-lhes o chapéu » | Um todo coerente » | Índice inteligente » | A vida é curta demais » | Quem manda na democracia? » | Modelo a martelo » 

terça-feira, janeiro 24, 2006 

Para que siga a ronda

Uma pequena síntese para não falar mais sobre as presidenciais.
Chega de lamúrias nos blogs de esquerda sobre a "impossibilidade" de viver com Cavaco.
Cavaco ganhou, o povo gosta dele, aturem-no agora, mas isto não é propriamente o fascismo. Daqui a cinco anos há mais. Pensem nas angústias por que a direita passou, coitadinha, décadas a fio sob presidentes perigosamente esquerdistas.
Há desforço de alguns cavaquistas mais obtusos? Estão no seu direito e limitam-se a mostrar a "classe" de que são feitos, por isso são cavaquistas não?
A caravana passa.
Quanto aos outros:
O Alegre para a próxima vez que fique em casa e deixe sair a Helena Roseta.
Sejamos práticos por uma vez na vida, é a candidata para as próximas eleições.
Soares quiz fazer aquilo de que gosta, política, e fê-lo. A ralé discute a "oportunidade" de uma coisa destas para uma "carreira política" tão preenchida, e isso diz tudo do nível da ralé, e do que a ralé pensa para que serve a política.
Jerónimo e Louçã expuseram as suas ideias para governar o país e mais não lhes era pedido.
Comentadores e candidatos desprezam Garcia Pereira com uma arrogância pouco democrática. Não pelas suas ideias mas por ter poucos votos. É a política no congelador.

A Helena Roseta é uma mulher extraordinária. È pena que tenha envelhecido mal e tenha perdido aquela extrordinaria energia que a caracterizava. Pode ser que a redescruba.
Mas precisava de ganhar um pouco de pragmatismo sem o qual a luta pelos ideiais nunca dá frutos.

Pá, não vamos começar outra vez com o problema da idade do(a) candidato(a)...;)
É possivel que ela tenha perdido alguma energia mas quanto a mim ganhou em classe( eu sei que o termo é arriscado...) e maturidade política.
De qualquer forma vi-a dar uma boa tareia áquele oportunista freire antunes num frente a frente na sic durante a campanha eleitoral, e não me pareceu que lhe faltasse energia.
O unico problema dela parece-me que é excessiva modéstia, humildade e sentido de serviço, mas se conseguir ultrapassar o cheiro populista persistente na figura, pose e discurso do Alegre, se ela e o PS reconhecerem as potencialidades, acho bem que se comece desde já a trabalhar para o futuro.

Concordo com tudo o que escreves, menos em relação ao Garcia Pereira:
1. Estas eleições ficaram marcadas pelas imposições burocráticas (e de lobbies?) que fizeram que muitos canddatos independentes & de partidos pequeninos não tivessem podido concorrer por falta de assinaturas (ou algo mais?). Isso foi mau. O Garcia Pereira foi dos poucos que felizmente conseguiu pular a cerca.
2. Em relação à campanha propriamente dita: Fiquei com uma má impressão do Garcia Pereira: ele devia mudar o MRPP para a direita pois as ideias dele têm mais sentido lá.

relativamente ao ponto um, concordo com a tua observação.
Foi um abuso terem sido impedidos de concorrer a maior parte dos candidatos.
No limite penso qualquer um deveria poder fazê-lo. Não sei é como resolver a questão prática: a possibilidade de aparecerem centenas de "candidatos banana". Nem é pela confusão que se poderia criar, é pelas implicações logisticas e financeiras dessa brincadeira.
Quanto ao Garcia e ao MR, constato apenas que os candidatos outsiders são tratados com arrogância pelos "opinion makers", geralmente pessoal bem instalado ou a tentar arranjar o seu "lugarinho ao sol" por serem outsiders, não pelas suas ideias politicas.
Não tenho simpatia pelas ideias politicas do Garcia Pereira e pelo MR apesar de não terem nada a ver com a direita. O Garcia Pereira tem a ver com fenómenos estatísticos. Das dezenas de milhar de sujeitos que foram do MR numa determinada época, haveria sempre de haver um ou meia duzia que haveria de ficar MR para o resto da vida. Outro fenómeno estatistico: qualquer um que crie uma seita por mais estupida que seja terá sempre um numero minimo de seguidores.

Enviar um comentário