« Home | Atrás de mim virá quem bom de mim fará » | Problema menor » | Declaração sugestiva » | Média alucinante » | O homem que falou demais » | Descida aos infernos » | Robot escritor » | Sem remissão » | Previsível » | Diz-me com quem andas... » 

terça-feira, julho 18, 2006 

Escolhas e bússulas

Seguindo a bússula da Sabine fui ler o Carlos Narciso.
Algumas observações:
Concordo que já pouco interesse "quem disparou o primeiro tiro". Com efeito o que se verifica desde há muitos anos é um estado de guerra latente permanente com uma ou outra explosão que assume maior importância apenas para ir balizando um caminho que necessita de alguma compartimentação para que não nos percamos totalmente.
Nesta compartimentação os media contribuem com um serviço publico inestimável.
Agora, do ponto de vista mediático, "tudo começou" com os raptos de uns soldados, porque o facto de todos os dias se exercer uma violência indigna sobre todos os palestinianos e Israel ocupar há décadas uma parte do território Sírio, não é, por assim dizer, "notícia", é algo já instituido.
Não se trata aqui de "tomar partido" por terroristas ou por Israel, venha o diabo e escolha entre os militaristas racistas que dominam esse estado ( facto mais perturbante quando se sabe que é eleito democraticamente - não ponho as aspas mas duvido muito do estatuto dos cidadãos israelitas de origem árabe) e o Hezzbollah.
Mas de que vale assinalar o poder estranho do Hezzbollah que é um cancro na sociedade libanesa, se esse cancro frutificou à sombra da invasão israelita do Líbano e Israel se tornou num estado inimputável após ter conseguido parasitar a liderança da maior super potência?
Os sinistros Hezzbollah e Hamas, alimentaram-se do desmembramento metódico dos partidos laicos às mãos do poder militar israelita, do estrangulamento contínuo, da inviabilização sádica dos meios minimos que permitam nas décadas próximas a emergência de um estado palestiniano "normal".
E não vai parar aqui, porque o que cada vez mais é evidente é que Israel é um doberman descontrolado que nem consegue aprender com a lição do Líbano e não hesitará em alargar a sua "zona tampão" se necessário for arrasando a Síria e mesmo o Irão, algo que deseja há muito tempo.
A única coisa que impede Israel de o fazer é o mero cálculo das suas necessidades logisticas, em termos do que é viável para o seu exército ocupar sem se desiquilibrar, dada a desproporção do seu poderio militar com a dos seus adversários e a pequenez da sua base demográfica.
Mas pode sempre recorrer à estratégia desculpabilizadora dos bombardeamentos maciços, para muitos e estranhamente, mais legítimos do que o "terrorismo" mais chocante apesar dos seus resultados muito mais reduzidos, por se tratar de algo com um cunho mais "pessoal".
Pensemos: o que poderá Israel fazer que levante contra si a "comunidade internacional"?
Não deu já suficientes provas que utiliza a vingança como instrumento, ao estilo do mais tradicional clã siciliano?
E o que pode fazer a "comunidade internacional" para chamar Israel à ordem?
Não está desde há muito exposta a palhaçada das "reacções"?
Os únicos que poderiam ter poder para moderar Israel e servirem de mediadores seriam os Estados Unidos, mas estes, mercê de se terem tornado num gigantesco "proxy" de Israel , não têm neste momento qualquer poder, prestigio ou credibilidade como mediadores.
E o que têem os árabes a opor, para além da retórica inflamada que vem de há décadas sempre de efeitos nulos, e a exibição paranóica de imagens grotescas de um militantismo histérico cujas consequências são os seus irmãos os primeiros a sofrer, capaz de "surpreender" Israel uma vez ou outra mas cujo saldo serão sempre destruições maciças provocadas por Israel e massacres de civis inocentes?
Apenas, por paradoxal que pareça, tempo, um vasto território, muitos milhões de pessoas, onde existe apesar de uma vasta maioria que desejará a paz e até "ocidentalizar-se" um reservatório humano de intransigência que assegura a manutenção de uma guerra de atrito por muitos anos, pelo menos enquanto Israel não se decidir pela "solução final", ou imperar algum senso.
Por detrás dos princípios da "exportação da democracia" assistimos neste momento ao triunfo de uma visão do mundo "darwinista" do mais puro "dog eats dog".
Neste momento, é possivel lidar com ela, pelo menos enquanto as companhias petroliferas americanas (e outras) forem beneficiando dos efeitos que esta tragédia tem sobre o aumento dos preços do crude. Só se vislumbra uma mudança de direcção no dia em que os consumidores americanos se começarem a revoltar com os altos preços dos seus combustíveis.
Até lá, não só o Médio Oriente, mas nós também, toda a nossa civilização em nome da qual alguns se excitam com esta barbárie, podemos preparar-nos para graves consequências.

é pá, estamos sozinhos e ainda nos chamam anti-semitas...

Lê o Historiador do regime, rapaz- o Rui Ramos, esse é que é um bom educador e já percebeu que isto de não se gostar lá muito de vinganças despropositadas ou da lei do mais forte sobre civis é complexo de pacifista, meu...

e Viva a Democracia obrigatória e o Outro apenas quando é igual


ehehe beijocas

eu acho que esse ramos é um escritor do Anterior Regime "aprés la lettre", mas agora fico curioso por saber onde é que esse forte de alma expõe as suas teses.
(já li umas coisas anódinas na Atlântico) - quando digo anódinas digo salazaristas q.b., nada de original.)

Áh... ele é assim como os graffitti de rua, escreve por todo o lado. Tens croniqueta no Público. E tem a profundidade de piscina para crianças com menos 5 anos

bjs

Enviar um comentário