Chamem a polícia
Dizem que o Primeiro Ministro foi apanhado a fumar num recanto qualquer de um avião, o que permitiu aos jornais esquecer imediatamente o principal, a visita à Venezuela.
Foi um alívio para os jornalistas e comentadores que puderam assim entreter-se e entreter-nos com um tema leve como o fumo.
Mesmo alguns defensores habituais do tabaco se insurgiram contra o facto extremamente grave de se fumar numa aeronave, uma estrutura extremamente sensível que pode explodir por dá cá aquela palha, pelo deflagrar de um fósforo ou o click de um isqueiro.
Os resultados da delação foram importantes para a nossa vida política.
O PSD exigiu uma multa. Pesada, como é evidente. Surpreende que não tenham exigido nenhuma demissão. Surpreende que defendam que o Estado aplique assim multas com base numa notícia dos jornais.
O Primeiro Ministro disse que ignorava a lei e pediu desculpas. Como penitência por ter sido apanhado num sistema de delação em relação aos fumadores que contribuiu para criar, prometeu que vai deixar de fumar. Quanto bastou para que alguns se tenham tranquilizado, pois a Democracia "funcionou"...
Para que tudo fique resolvido só falta que o Primeiro Ministro passe a conhecer bem as leis.