Os valores dos xico-espertos
Quais são as reacções de muitos comentadores, numa estranha identidade transversal ao espectro político?
1- Vital Moreira teve o que merecia por se ter ido "pavonear" para uma manifestação sindical (ninguém lembra o facto de ter sido - eventualmente por equívoco - convidado).
Talvez que o convite feito ao partido do governo fosse uma questão meramente formal e não fosse para ser seguido à letra. Há gajos que não sabem etiqueta.
2- Se calhar até fez de propósito para se vitimizar...
3- Quem insultou o Vital Moreira "fez um favor ao PS", uma interpretação repugnante comungada por Marcelo Rebelo e Jerónimo de Sousa, ambos do mesmo apelido político.
3- Antes do grande "MAS", alguns lá arranjam um tempinho para prestar "lip service" à treta de que estas coisas são "lamentáveis" e "não devem acontecer em democracia" - percebe-se depois que é sobretudo porque correm o risco de favorecer o PS que pode aproveitar o caso para se "vitimizar".
3- Outros não têm sequer os tomates "revolucionários" de dizer claramente que "sim, o vital moreira é um traidor à classe operária que se passou para um partido burguês e como tal deixou de ter acesso às liberdades e deve levar nos cornos dos legitimos representantes do povo português em todas as circunstâncias - tal como, aliás, todos os membros dos partidos burgueses. Sempre."
4 - A situação é apresentada por alguns como “uma prenda” ao PS.
5 - Neste cenário esperar-se-ia que Carvalho e (ou) Jerónimo não criticassem o acto “em si”, “em abstracto”, mas que pelo menos criticassem os autores das injúrias porque “objectivamente” actuaram como “provocadores” ao serviço do PS. É possível mas nunca o saberemos.
6 - Se - oxalá que não- assistirmos noutras circunstâncias a cenas de pancadaria em que as vítimas sejam sindicalistas da CGTP espero que o Carvalho da Silva, o Jerónimo, o Marcelo (quanto a este confio que não o fará) e alguns dos comentadores e bloggers da nossa praça para quem no campo do xico espertismo da baixa politica vale tude e tirar olhos nunca venham com histórias sobre os "valores universais".