« Home | Um Vietnam sem glamour » | Alvissaras » | O Bom Pastor » | O regresso ao campo dos melros » | pluff » | Os tipos que sabiam tudo (e não aprendem) » | Ils sont partout » | Fait divers » | Chora que a mãezinha compra » | A propriedade é o vôo » 

domingo, setembro 16, 2007 

Ponta por onde se lhe pegue

Não entendo grande coisa dos problemas da educação.
A pedagogia não é o meu forte.
Passam-me ao lado as questões das reformas do ensino, das carreiras docentes e dos rankings das escolas.
No entanto alguns indícios recentes têm-me dado uma ideia da podridão que grassa em todo o "sector".
1- Acho esquisito que na lista de livros da adolescente que desestabiliza e arruina o meu pequeno mundo familiar, não apareçam mencionados clássicos da literatura, da história ou da filosofia e apareça um livro de Educação Física.
Deve ser uma manifestação de sentido de humor, mas mesmo assim...
2- A adolescente em causa foi tentar encomendar os livros constantes na lista e na papelaria exigiram-lhe uma caução de 20€ por livro. Dá cerca de 180 aéreos só para "cauções", incluindo, claro está, a do livro de Educação Física. Se há quem ache que não vivemos num sistema onde o mercado dita as suas regras...
3- Uma pessoa de família que tem um rebento a estudar numa instituição privada de ensino superior teve de pagar por inteiro as propinas mensais relativas ao mês de Setembro, a módica quantia de cerca de quatrocentos euros. As aulas começam a 28 de Setembro...( isto deve dar uma ideia do que alguns entendem pela "liberdade de escolha" supostamente trazida pelo ensino privado) .